26 de julho de 2015

Plano pré férias

Depois de ter lido o post da Ana  e me ter identificado com ele mais do que gostaria (porque sou apenas humana), decidi que este ano vai mesmo ser diferente... 
Sim, eu sou daquelas pessoas que passa a ultima semana antes de ir de férias, numa correria louca no trabalho, para que tudo fique bem entregue. Porque há sempre mais uma coisinha, mais um mail para responder, mais uma lista de truques para deixar a quem fica, mais isto mais aquilo. 
A semana não rende o que gostaria. Mesmo esticando os dias, chega a sexta e por mais que prometa a mim mesma despachar tudo cedo para adiantar os preparativos, invariavelmente chego a casa à hora do costume, ou mais tarde ainda.
Resultado, deixo para sábado de manhã, basicamente, tudo. Saímos sempre mais tarde que a hora desejada, e nessa altura ninguém se preocupa em arrumar, mas em sair de casa a tempo, de forma a conseguir ir à praia ao final do dia. 

A casa fica para trás em estado de sítio. Um caos. Ás vezes parece que uma bomba de tralha explodiu dentro dela. A única coisa que normalmente deixo arrumada é a cozinha, porque quero garantir que não fica lixo nem tralha fora do sítio a ganhar cheiros. 
Este ano (e porque não há equipa de intervenção que me valha), decidi que vou deixar a casa como gostaria de a encontrar, limpa e arrumada. Para que este objectivo seja mais que um simples desejo, começámos já este fim de semana com uma limpeza profunda, e pretendo dar-lhe continuidade ao longo da semana. Sexta será o dia de fazer as malas (ora aqui está uma coisa inédita), e deixo para sábado só as coisas de ultima hora, nomeadamente uma ultima limpeza e arrumação. 
Já me imagino a chegar completamente estafada da viagem, e desta vez entrar em casa e encontrar tudo limpo e arrumado. Desfazer as malas, pôr a roupa na máquina, fazer um chá e sentar-me a usufruir da sensação de calma, que um ambiente limpo e organizado nos dá. A melhor maneira de recomeçar.

À partida parece-me um bom plano, será que o consigo cumprir? A ver vamos...



Sem comentários: