18 de agosto de 2015

A viagem faz parte das férias

Tenho duas amigas que quando fazem férias pela Europa, vão de carro ou de comboio.
Umas das frases que me ficou, quando lhe perguntei se não era cansativo viajar assim foi:
"A viagem faz parte das férias."
Admiro-lhes essa capacidade de encarar as coisas assim, e o aceitarem sem qualquer negativismo, uma vez que tal se deve ao facto de existir uma fobia a voar de avião. Conseguiram aceitar essa limitação e transformá-la numa coisa boa. 
É certo que é mais cansativo, mas se pensarmos que de carro, se pode parar em qualquer lugar entre a origem e o destino, basta para isso ter vontade, parece logo mais interessante. E se juntarmos a isso, um plano que inclua o percurso como fazendo parte do roteiro, tudo será uma aventura, a viagem, e o destino propriamente dito.
Tendo estas amigas como inspiração, desta vez ao voltar do Algarve incluímos a viagem como fazendo parte das férias, ou seja, em vez de fazer o caminho via auto-estrada directamente para Lisboa, fomos para Sagres, visitámos o forte e redondezas, e daí seguimos pela costa Alentejana até Vila Nova de Mil Fontes, sem hora marcada, parando sempre que nos apeteceu.
Desta mudança de planos resultou uma viagem diferente, cheia de paisagens maravilhosas, compras inusitadas, fotografias de que gosto muito e um por-do-sol de tirar o fôlego. 
Quanto ao meu filho, encarou tudo isto como mais uma aventura das férias. Divertiu-se no forte de Sagres com os canhões, as histórias e os pescadores. Assistiu embasbacado a uma procissão de barcos perto do Farol no Cabo de São Vicente, e adorou o cachorro quente a meio do caminho.
Chegámos a casa tarde e a más horas, mas valeu a pena.




 



  












6 comentários:

Joana Sousa disse...

Tão bom que é aproveitar a viagem...preciso de uma destas! :)

The Mind Wanderers disse...

Tenho o mesmo "lema"... Viajar faz parte das férias. E eu adoro conduzir, por isso para mim faz todo o sentido :) As fotografias ficaram muito bonitas! Gosto muito de Sagres.

um beijinho,
Sara

Escrever Fotografar Sonhar disse...

A costa alentejana é muito bonita, mas precisa de tempo para ser descoberta. La voltarei.

Escrever Fotografar Sonhar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Escrever Fotografar Sonhar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Escrever Fotografar Sonhar disse...

Obrigado Sara. Fui espreitar o teu "cantinho" e também vi por lá imagens de que gostei muito.
bjs