2 de março de 2016

Miùdas façam os vossos exames

Tenho uma amiga que teve cancro da mama. 
Na verdade, do meu grupo de amigas, foi mais que uma a passar por essa terrível experiência. Esta amiga em particular, teve a “sorte” de o detectar mesmo no inicio, quando era ainda uma coisinha de nada. Aconteceu num desse exames de rotina que temos tendência para adiar. E digo temos, porque quase todas as mulheres que conheço o fazem (eu inclusive). Por desleixo, porque são chatos, porque falta de tempo, por… Desculpas.
Voltando a esta amiga de que falo, depois dessa experiência (sempre difícil), que felizmente já lá vai, nunca mais se desleixou. Melhor que isso, quando vai fazer os seus exames faz questão de nos recordar a todas como é importante manter esta rotina.
Hoje, foi o dia dos meus, e andei rabujenta toda a manhã por isso. E não, nunca é fácil, a nossa imaginação é tramada, e o que a experiência nos vai trazendo não ajuda. Mas nem tudo é negativo, eu, sempre que estou naquela sala, nua da cintura para cima, ou da cintura para baixo (conforme o caso), com receio (pânico vá...) do que possa lá vir, lembro-me da minha amiga. Digo a mim própria que está tudo bem, mas se não estiver, mais vale descobrir rapidamente para que tudo corra pelo melhor.

Hoje, decidi seguir-lhe o exemplo e incentivar as mulheres que me lêem a não deixarem andar.
Vão fazer o que tem de ser feito, seja o papanicolau, a mamografia, ou outro qualquer exame de rotina que vos seja aconselhado pelo médico. É chato, é desconfortável, mas são só alguns minutos da nossa vida, que, se por um lado, nos deixam momentaneamente apreensivas, por outro dão-nos paz de espírito para o resto do ano.
Prevenir é sempre melhor que remediar.


Nota: Embora me dirija ás mulheres, no mais importante, este repto também é válido para os homens.



3 comentários:

Ana Paula Cardoso disse...

Nesse aspecto sou mais desleixada nas consultas de rotina porque se não há nada errado para quê "perder" tempo... Mas de há uns anos para cá tenho apontado tudo no calendário do Google para não haver esquecimentos indesejados :)

Escrever Fotografar Sonhar disse...

Boa ideia essa de apontar. Eu também passei por uma fase que pensava assim, mas com o tempo percebemos que a nossa "máquina" também precisa de ir à revisão...
bjs

Cláudia M disse...

É mesmo muito importante, fazermos exames regularmente. Apesar de eu não gostar nada, deste tipo de exames, nenhuma mulher gosta, mas a prevenção é mesmo muito importante.

Beijinho Natália