3 de outubro de 2016

Voltar onde fomos felizes

Não resisti, e não me arrependo.
Há quem diga que não devemos voltar onde fomos felizes, mas eu não concordo. Entendo, mas não concordo. Corremos o risco de estragar uma recordação perfeita, é verdade, mas ao mesmo tempo, ganhamos a oportunidade de reviver, ou recordar momentos perfeitos. Vale a pena o risco. Se tudo muda, também nós mudamos, e isso geralmente é algo bom.
A nossa percepção da realidade varia constantemente, pois não somos máquinas. Somos seres humanos dotados de um cérebro que absorve o agora, e que em nada se assemelha a uma máquina esterilizada, com um conjunto de formulas estanques. De todas as vezes, acrescenta e reconstrói
A mesma comida, o mesmo sorriso, o mesmo toque, o mesmo perfume, a mesma musica,..., seja qual for a experiência sensorial, pode levar a resultados tão semelhantes como dispares, pois o "descodificador" mistura-se com a experiência aprendendo com ela, evoluindo na mesma medida.

E tudo isto para dizer que este fim de semana fui de novo ver o concerto do Araújo e do Zambujo. Cinco miúdas espectaculares (modéstia à parte), uma noite fantástica, um concerto muito bom. E não, não foi igual ao primeiro. Não me causou os mesmos arrepios, não me deixou de olhos molhados, não me  abalou a estrutura, como o primeiro. No entanto, tenho a dizer que valeu a pena, iria de novo se a oportunidade surgisse, porque eles são fantásticos. A química, a empatia com o público a energia que se gera e absorve. O Araújo é muito bom, mas … o Zambujo deixa-me em transe. Aquela voz doce, carregada de sentimento, transporta-me para longe. Dou por mim suspensa, fora de mim, num local imaginário que por vezes me esqueço que existe. 
O Araújo é muito bom, mas o Zambujo é extraordinário.    





2 comentários:

Cláudia M disse...

Eu também não concordo. Entendo, mas também não concordo. E no meu caso, tem valido sempre a pena voltar onde fui feliz.

Deve ter sido tão bom ;) Adoro a voz do Zambujo.

Escrever Fotografar Sonhar disse...

Tenho andado a ouvi-lo em modo non stop ultimamente... :)